sexta-feira, 8 de julho de 2011

Desventuras em Série

Certamente já deves ter assistido ou ouvido falar do filme Desventuras em Série, atuado por Jim Carrey  (Conde Olaf). Esse filme foi baseado na série de livros de Lemony Snicket (heterônimo de Daniel Handler). Eu não sei se vocês se lembram do nome da família das crianças, era Baudelaire, esse nome não lhe parece conhecido? Pois é. É o mesmo nome do nosso grande poeta Charles Baudelaire.
Eu fiz uma pesquisa e vi que o ano em que Daniel Handler retrata a história do seu livro bate com o ano em que Charles viveu.
Vocês se lembram que no filme havia uma luneta para cada integrante da família ? Lembram-se que o lugar onde o Conde Olaf armava os incêndios era um olho numa vidraça? Charles Baudelaire foi um dos percursores do simbolismo e fez grande influência nos preceitos maçônicos.
(A baixo está uma foto do filme Desventuras em Série, onde eu marquei os olhos que aparecem, que também são símbolos maçônicos e usados em outras seitas também. Ignore os olhos do Conde Olaf, foi apenas uma brincadeira, rs)
Eu já postei duas poesias dele, as duas bem conhecidas, mas eu me intriguei mais com a Correspondances (correspondências), onde ele fala assim na primeira estrofe:

A natureza é um templo onde vivos pilares
Às vezes, deixam de fora das palavras confusas;
O homem passa por florestas de símbolos

Que o observam com olhos familiares.

Nunca entendi essa parte da poesia, mas esses dias eu vi num blog maçônico (não sei se posso citá-lo aqui, não pedi permissão pra isso) onde falava de um tal ritual da floresta. Veja uma parte da matéria deste blog:

O Ritual da Floresta teve seu surgimento associado às confrarias de fendedores (lenhadores), que dedicavam a vida ao culto da madeira e a alquimia que consistia na transformação da matéria viva em objetos de serventia ao homem. A sua técnica e a transmissão de seus segredos de ofício foram incorporados aos rituais que permitiam que o bom fendedor realizasse o trabalho com maestria e seguindo as leis naturais. Com o Ritual da Floresta os fendedores buscavam o seu caminho até Deus usando como base de ensinamento as suas técnicas copiadas do seio da floresta e assim associadas à presença do criador, extraindo o caminho moral a partir de seus instrumentos de ofício.
Este rito era praticado nas grandes florestas da França, Suíça, Noruega, Alemanha e Áustria, o ritual tem sua fonte provável nos Carpinteiros anteriores, os mais antigos, com grande influência cristã, sendo essencial a todos os carpinteiros de todas as especialidades e os Bons Primos Fendedores.

Achei isso super intrigante. Estou amando mais ainda todo esse mistério de Charles Baudelaire, e me interessando muito.
Com essa matéria podemos concluir que Daniel Handler é um grande fã de Charles Baudelaire, talvez seja maçom também, não sei... Quem sabe?
A única coisa que ainda não consegui encontrar foi se ele era religioso, se praticava os rituais e tudo mais, ou era apenas um admirador.... (me referindo ao Charles Baudelaire)
Vou pesquisar mais um pouquinho e falo pra vocês ok?
Por enquanto vou deixar um "gostinho de quero mais", rs.

Beijos amados e amadas.
Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contentes Frustrações

Q UERO CAMINHAR EM MEIO  À MULTIDÃO DIZENDO O QUANTO SOU FELIZ NO AMOR QUE TENHO SOFRENDO E MESMO EM VÃO SABENDO QUE NÃO ME QUER A BORRECEND...